quarta-feira, 11 de junho de 2008

Regulação da Saúde de Ibicaraí
















Em conversa com a Sr.ª Rita de Cássia Silva e Santos Souza, que é a Coordenadora do Setor de Regulação do Município de Ibicaraí – Bahia, ela nos informou que regulação, é o setor responsável pela marcação de consultas, exames laboratoriais, cirurgias eletivas e procedimento de alto custo, (APAC) e (TFD) Tratamento fora do domicilio, que dá direito a custeio de locomoção, por conta da Secretaria de Saúde, através da regulação, a coordenadora ainda informa, que a regulação trabalha com PPI – Programa de Pactuação Integrada, que é responsável, pelas cotas de atendimento dos pacientes de Ibicaraí, pactuados com o município de Itabuna e Ilhéus, ou seja é o programa que limita às cotas, por isso que gera a fila de espera, pois o município de Ibicaraí, disputa cotas de atendimento com municípios de toda à região, também informou a coordenadora Sr.ª Rita de Cácia, que a maior demanda de atendimento são os exames laboratoriais, que chegam até a regulação através das Unidades Básicas de Saúde. Em relação às AIH – Autorização de Internação Hospitalar, a coordenadora informou que o programa só disponibiliza 9 (nove) cotas por mês que são para cirurgia eletivas, salvo às de Urgência e emergência, ainda disse a coordenadora, que todas as cirurgias, são autorizadas pela central de Regulação da cidade de Itabuna, com à autorização do medico auditor do município de origem do paciente. A coordenadora Sr.ª Rita de Cácia ainda informou, que é de fundamental importância, que toda a população tenha o cartão do SUS- Sistema Único de Saúde, cartão este, que não é o da família, pois o do SUS é principalmente, para cirurgias eletivas e de alto risco, e para se adquirir este cartão do SUS, todos que ainda não tem, devem se dirigir até o setor de regulação da Secretaria de Saúde de Ibicaraí, para se fazer o cadastro, afim de adquirir o cartão do SUS, que é individual.
A Secretaria de Saúde estar localizada à Avenida Professor Otavio Monteiro e funciona das 08:00 ás 12:00 h e das 14:00 ás 17:00 h de segunda a sexta.

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