sexta-feira, 20 de junho de 2008

Arraiá da Saúde























Aconteceu no ultimo dia dezenove de junho de dois mil e oito, no salão social do Clube dos Quarenta, o forro da saúde, uma festa organizada pela secretaria de saúde através da coordenação do Projeto de Saúde da Família – PSF, a festa foi animada por Mary e Banda que deram um super show, a cantora Marilucia estava deslumbrante no palco, e o povo não se cansava de arrastar o pé no salão, a festa entrou madrugada a dentro, com quadrilhas, sorteios, quebra pote, concurso de dupla caipira, muita cerveja gelada, licor caldos e muitas comidas típicas da época junina, quem esteve lá se divertiu muito e quem não foi perdeu, a Secretária de Saúde Drª. Juliana Campos e as coordenadoras do PSF Dr.ª Raquel Guedes, Thaisa Ramos e Larissa Pimentel, disseram estarem bastante satisfeitas com o resultado do evento, pois ali estavam todas às unidades de saúde e também o hospital e juntos todos realizaram uma brilhante confraternização junina.
A dupla campeã do concurso de dança foi formada por Claudia e Robson do posto médico da Vila Isabel e levaram um DVD para sua unidade de saúde.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Combate a Dengue
















Em conversa com o Supervisor e Laboratorista, Sr. Wedson Rodrigues da Silva, fomos informados que a positividade de larvas “cabeça de prego”, para Aedis Egipse, que é o mosquito transmissor da Dengue, é altíssima mais o índice de pessoas infectadas é baixíssimo, pois a ordem da Secretária de Saúde, Dr.ª Juliana Campos, é intensificar os trabalhos, para eliminar os casos de pessoas infectadas com este mal. O combate a Dengue em Ibicaraí hoje conta com, 12 (doze) agentes, fazendo diariamente visitas domiciliar, efetuando um trabalho de orientação, tratamento com larvicida nos reservatórios de água, captura de larvas para analise, e ainda eliminação de depósitos inservíveis. Ainda informou o supervisor Sr. Wedson que , a recusa, de moradores em relação ao combatente da Dengue , hoje é baixa mais existe. Pede o Sr. Wedson, que as pessoas que souberem de qualquer tipo de foco de proliferação existente, procurem imediatamente.
O QG do combate a Dengue, que fica na unidade de saúde da família Dr. Oseías Peixoto, que fica na antiga fundação SESP.
Para se combater a Dengue tem que haver uma mobilização de toda a comunidade.

IBICARAÍ CONTRA A GRIPE




A Secretaria de Saúde através da vigilância epidemiológica promoveu a campanha de vacinação, contra a gripe que teve inicio no dia vinte e dois de abril e termino no dia dois de maio de 2008, conseguindo vacinar oitenta por cento da população idosa do município, tendo um índice percentual de seis por cento alem da meta recomendada pelo ministério da saúde que é de no mínimo de oitenta por cento, inclusive foram feitas visitas domiciliar para vacinação de acamados, e também em toda a zona rural.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vigilância Sanitária















A Vigilância Sanitária vem desenvolvendo um trabalho de primeira qualidade, fiscalizando todo o comercio em seus diversos seguimento, também faz um trabalho de orientação, vacinação de animais com campanhas anti-rábica e ainda dando uma atenção maior ao comercio de carnes.

Agentes Comunitários de saúde – A.C.S.
















As coordenadoras do Programa de Saúde da Família - PSF organizou uma reunião com agentes comunitários de Saúde, que teve a participação da Secretária municipal de Saúde Dr.ª Juliana Campos Tavares, e na oportunidade foi distribuída as balanças e balsas cegonha, que ira ajudar aos Agentes a terem um melhor desempenho, às coordenadoras Tahisa Ramos e Larisa Pimentel aproveitaram para esclarecer alguns pontos e também tirar algumas duvidas que tinham os agentes e no final foi oferecido um delicioso lanche.

Saúde Bucal




As equipes de Saúde bucal estão presentes em todas às unidades de saúde da família, e ainda tem uma unidade que funciona com quatro dentistas, que fazem atendimento diariamente o dia e a noite, tudo isso para se atender a necessidade de melhorar os índices epidemiológicos de saúde bucal, e ampliar o acesso da população aos seus programas de promoção da saúde, prevenção a cárie dentaria e doenças bucais, bem como a recuperação com o tratamento odontológico, tomou-se a decisão, reorientar as praticas de intervenção e a sua inclusão na estratégia saúde da família.

Passeata de conscientização contra a Dengue









No dia 30 de abril, o Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães - C. E. L. E. M. organizou com os demais colégios estaduais do nosso município, uma passeata de conscientização, e alerta sobre o mal que é a Dengue, e contou com o apoio da Secretaria de Saúde que através da Vigilância Epidemiológica, agentes de saúde, enfermeiros, posto Silvino Pires, e agentes de endemias, e assim percorreram as principais ruas e avenidas da cidade exibindo faixas e cartazes com frases informativas e educativas.

Comemoração do dia Nacional da Nutrição e Saúde












A Secretaria municipal de Saúde, através do Programa de Saúde da família (PSF), e em parceria com os alunos do sexto e sétimo semestre de nutrição da FTC, e quarto semestre de Educação Física da Faculdade Montenegro, realizou na ultima segunda feira dia 31 de marco na Praça Henrique Sampaio, a comemoração do dia nacional da Nutrição e Saúde, com um grande projeto, de Nutrição e qualidade de vida, onde durante todo o dia atendeu oitocentos e trinta pessoas da população Ibicaraiense, com Avaliação nutricional, Orientação nutricional, aferição da pressão arterial, testes Glicemicos, Palestras educacionais e avaliação física e tudo isso Gratuitamente, Todos que compareceram na praça Henrique Sampaio no período das oito às dezessete horas foram muito bem atendidos, gerando assim uma grande satisfação para todos.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Hospital Arlete Marom de Magalhães
















O Hospital vem em pleno funcionamento e é mantido com recursos próprios, desde a parte ambulatorial ate às internações, vale ressaltar que no Hospital de ibicaraí é servido a todos os internos uma alimentação com supervisão de um nutricionista, o Hospital estar funcionando vinte e quatro horas por dia atendendo a toda comunidade Ibicaraiense resolvendo assim às diversas complicações de Saúde.

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE IBICARAÍ


A Dr.ª Juliana Campos, asumiu a secretaria de saúde do municipio em janeiro de 2005, e vem desenvolvendo um brilhante trabalho, mostrando ser uma pessoa bastante centrada e de uma copetência impar, com um trabalho sempre voltado ao anseio do povo de Ibicaraí, a Dr.ª Juliana conta com uma equipe de profissionais que estão sempre ao seu lado para o que der e vier, acreditamos que seja esse o segredo para o sucesso desta secretária.

Regulação da Saúde de Ibicaraí
















Em conversa com a Sr.ª Rita de Cássia Silva e Santos Souza, que é a Coordenadora do Setor de Regulação do Município de Ibicaraí – Bahia, ela nos informou que regulação, é o setor responsável pela marcação de consultas, exames laboratoriais, cirurgias eletivas e procedimento de alto custo, (APAC) e (TFD) Tratamento fora do domicilio, que dá direito a custeio de locomoção, por conta da Secretaria de Saúde, através da regulação, a coordenadora ainda informa, que a regulação trabalha com PPI – Programa de Pactuação Integrada, que é responsável, pelas cotas de atendimento dos pacientes de Ibicaraí, pactuados com o município de Itabuna e Ilhéus, ou seja é o programa que limita às cotas, por isso que gera a fila de espera, pois o município de Ibicaraí, disputa cotas de atendimento com municípios de toda à região, também informou a coordenadora Sr.ª Rita de Cácia, que a maior demanda de atendimento são os exames laboratoriais, que chegam até a regulação através das Unidades Básicas de Saúde. Em relação às AIH – Autorização de Internação Hospitalar, a coordenadora informou que o programa só disponibiliza 9 (nove) cotas por mês que são para cirurgia eletivas, salvo às de Urgência e emergência, ainda disse a coordenadora, que todas as cirurgias, são autorizadas pela central de Regulação da cidade de Itabuna, com à autorização do medico auditor do município de origem do paciente. A coordenadora Sr.ª Rita de Cácia ainda informou, que é de fundamental importância, que toda a população tenha o cartão do SUS- Sistema Único de Saúde, cartão este, que não é o da família, pois o do SUS é principalmente, para cirurgias eletivas e de alto risco, e para se adquirir este cartão do SUS, todos que ainda não tem, devem se dirigir até o setor de regulação da Secretaria de Saúde de Ibicaraí, para se fazer o cadastro, afim de adquirir o cartão do SUS, que é individual.
A Secretaria de Saúde estar localizada à Avenida Professor Otavio Monteiro e funciona das 08:00 ás 12:00 h e das 14:00 ás 17:00 h de segunda a sexta.

Vigilância Farmacêutica








Coordenadora Rosa Virginia Araújo Campos

Objetivo programação, avaliação, seleção, armazenamento e distribuição de medicamentos diacordo, com a necessidade do município (dependendo da endemia) também sendo responsável pela dispensação dos medicamentos nas unidades de saúde e no C.A.P.S.. A Vigilância farmacêutica tem seu almoxarifado localizado no hospital regional onde são estocados os medicamentos, a programação de compras é feita trimestralmente, diacordo à necessidade tendo o captopril como o mais usado pela população, a assistência farmacêutica é também a responsável pelo cadastramento de pessoas com problemas de Alzaime, Parckson, reumatismo, coluna e osteoporose também responsável pelos medicamentos excepcionai (os que não tem na saúde básica), sendo disponibilizado a cada três meses trezentos mil comprimidos de captopril.
São atendidas através da Vigilância farmacêutica:

· Sete mil e quinhentas pessoas com hipertensão.
· Três mil pessoas diabéticas.
· Mil pessoas com asma e renite.
· Dez mil pessoas com outros tipos de doenças.

Tendo ai um total de vinte e uma mil e quinhentas pessoas atendidas mensalmente pela vigilância Farmacêutica podendo ainda aumentar diacordo com a demanda.

Aniversário do CAPS de Ibicaraí








O Centro de Atenção Psicossocial de Ibicaraí – CAPS, comemorou no dia doze de maio do corrente ano o seu sétimo aniversário, e na oportunidade realizou um grande evento. Que contou com a presença da Secretária Municipal de saúde Dr.ª Juliana Campos e demais autoridades do município.
A entidade conta com, as oficinas terapêuticas; de futebol, viva praça, infocentro, artesanato e ainda com assistência pedagógica e ainda com oficina de cultura, culinária, e datas comemorativas. Um outro ponto bastante importante do CAPS é a residência terapêutica, que tem como a reestruturação e a reinserção social de indivíduos portadores de transtorno mental, que perderam referencias familiares.
Também possui o CAPS de Ibicaraí u7ma loja própria, que foi reconstruída pelos próprios usuários desde a sua fundação ate o acabamento e contou com a supervisão técnica do Professor Vicente Correia, onde se pode comprar varias obras de artesanato, inclusive a mais nova novidade do mercado materiais da arte – mosaico e papel machê.



O Centro de Ação Psicossocial ( CAPS), vem desenvolvendo um importante trabalho, com pessoas do município, que tem problemas mentais , aqui o individuo é tratado de forma humana, muito diferente do sistema manicomial, pois aqui os usuários participam de varias oficinas, afim de que aja uma reintegração e socialização do usuário na sociedade, pois todos são assistidos por pessoas especializadas neste assunto.


Fala usuário

Eu gosto do CAPS porque é o lugar do meu tratamento, e onde eu cuida da mente. – Gilberto
Quando não tinha CAPS agente sofria mais, porque chegava nos hospitais e ficava doente do mesmo jeito. – Rosinha
O CAPS significa a minha cura e com ele me sinto útil para a sociedade – Welington
Foi onde encontrei a minha paz – Gracinha
CAPS a casa acolhedora dos que necessitam recompor a sua saúde mental - Domingos



No dia dezoito de abril comemora-se o dia nacional da luta antimanicomial com o lema;
POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS.
Estima-se que hoje inda exista sessenta mil pessoas presas em manicômios brasileiros vivendo em condições sub-humanas.

COMBATE A ESCORPIÕES




Dr Dr. Claudemir Henrique Guimarães - Coordenador da Vigilância Sanitária

















A secretaria municipal de saúde, recebeu reclamação por parte de moradores de um dos quarteirões, da rua Rui Barbosa no centro da cidade, em relação a uma infestação por escorpiões , a Secretária de Saúde acionou o departamento de Vigilância Sanitária, que tem como responsável e Dr. Claudemir Henrique, que imediatamente reuniu a sua equipe e realizou um trabalho de investigação para se saber onde estava localizado o ninho, logo em seguida fez um trabalho de detetizaçaão, no local do ninho e em todas as residenciais do quarteirão resolvendo assim o problema dos escorpiões naquela localidade.

I Seminário Municipal de Saúde Pública Protocolo e Regulação no Pacto de Gestão













Aconteceu no ultimo dia 26 de março no auditório do Cine Ana, o primeiro seminário de Saúde Publica de Ibicaraí, onde foi apresentado o relatório de gestão 2007 de forma moderna através de um brilhante documentário, este evento contou com a presença de diversas autoridades do município, sendo maioria os profissionais da área de saúde, a excelentíssima senhora Secretária de saúde fez a abertura dos trabalhos com um brilhante pronunciamento sobre saúde publica e logo em seguida, passou os trabalhos para a mestre de cerimônia a professora Sr.ª Mirian Andrade, que agradeceu a presença de todos os representantes e representados, e logo passou a palavra para o Sr. Francisco Pacheco, que é Farmacêutico e consultor em saúde na cidade de Camacari, e o palestrante desenvolveu a sua palestra, através do tema – Importância da sistematização das ações por meio de protocolos e outros instrumentos normativos na atenção básica, trazendo assim um vasto conhecimento para todos os profissionais presentes, que absorveram os ricos conhecimentos do palestrante e irão aplicar em seu dia a dia, logo em seguida, foi a vez da palestrante Dr.ª Marta Rejane Montenegro Batista, que é Secretária de saúde da cidade de Dias D’ Ávila que desenvolveu a sua palestra através do tema, Papel da Regulação como instrumento de acesso ao serviço de saúde, a Dr.ª mostrou um vasto conhecimento nesta área, trazendo a todos os presentes as suas experiências diária, na qualidade de Secretária de saúde, sempre falando das dificuldades e ao mesmo tempo apresentando as soluções e todos os presentes mais uma vês poderam se alimentar de vasto conhecimento, pois a Drª., marta Rejane mostrou o por que é autoridade nesta área, logo em seguida foi a vez da Secretária Drª. Juliana falar sobre o projeto Saúde Humana Cidade Modernas, e como sempre ela fez uma brilhante apresentação prendendo a atenção de todos, mostrando muito preparo e técnica para se lidar com o assunto. Logo em seguida aconteceu uma ótima confraternização entre organizadores participantes e palestrantes.